Magé- terra da gente- O 1º Visitante

abril 9, 2010 tuckahelena

A ocupação portuguesa na orla da Baia de Guanabara, no Município de Magé, ocorreu onde os manguesais e as áreas alagáveis dão lugar a faixas de terra firme, onde se multiplicaram os engenhos de açúcar, ligados à cidade do Rio de Janeiro por uma farta rede hidrográfica e de portos.

  Lopes de Souza, (irmão de Martim Afonso de Souza) era o escrivão do diário da frota comandada por este e que constituía a primeira expedição exploradora, enviada por “El Rey” para dar conta das terras descobertas por Cabral. 

  Segundo o diário, a 30 de abril de 1531, o primeiro barco desvirginava as águas da Baía de Guanabara, conduzindo” quatro fortes e desabusados mancebos”, mancebos aos quais Martim Afonso incumbira de fazer uma estrada. Era o primeiro reconhecimento.

  Não se sabe por qual rio  o pequeno barco subira, o fato é que, o Sorehy ( Suruí), o Anhu-Mirim( Inhomirim),  o Magepe ( Magé), devem ter ido escolhidos pela sua localização no fundo da Baía.

  Os exploradores, como afirma Renato Peixoto, passaram pela terra mageense,” através do rio Inhomirim ou Suruí ou ainda Magepe, com base não só no trabalho desenvolvido pelos historiadores, como também, pela dedução lógica’.

Assim temos:

1º- Os primeiros portos instalados no fundo da Baía de Guanabara, tiveram lugar em Magepe (1565- primeira Sesmaria dada a Simão da Motta), Suruí ( 1565- Sesmaria concedida três dias após a anterior, isto é, a 10 de setembro de 1565 à Ignácio de Bulhões ) e finalmente, Inhomirim ( primeira Sesmaria concedida em 09/12/1568 a Antonio Fonseca).

2º- O advento do Porto Estrela no Rio Inhomirim- rio que dentre todos era o mais navegável.

3º- A facilidade aparente de superação da serra, pelo vale ou depressão, que a mesma apresenta entre as chamadas serras da Taucaia Grande e do Frade, integrantes da Serra da Estrela.

 obs: extraído do livro”Fábrica da Estrela”- Renato Peixoto

Entry Filed under: Histórico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

abril 2010
S T Q Q S S D
« jul   maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Most Recent Posts

 
%d blogueiros gostam disto: