Magé- porta aberta para o Brasil- Conclusão

abril 17, 2010 tuckahelena

 A História tem sido testemunha da presença de Magé, seu espaço físico e sua gente, no desenvolvimento social e econõmico do Brasil.

Cerca de três séculos como Colônia, somados aos 170 anos como País independente, deram ao Brasil, a exata dimensão de sua unidade física, cultural, linguística, étnica, cívica e religiosa.

 O sacrifício porque passaram os colonizadores portugueses, vindos de além-mar, os nativos, e, principalmente, os africanos, não foi diferente do sacrifício do povo mageense, como participante vivo de um grande capítulo de nossa História.  Diferente do que ocorrera com a Espanha em relação às suas colônias na América do Sul ( no litotral do Oceano Pacífico), somente no final de dois séculos e meio, a colonização luza completava seu “Caminho de Ouro”, rumo à Minas Gerais.

 Sem a força de trabalho escravo e sem a colaboração dos indígenas, construindo canoas e orientando as caravanas, certamente essa descoberta sofreria um grande retardo. Tudo isso se fez com muita bravura, com muita coragem e com muito destemor, e , presente nesse quadro, estavam os mageenses.

 Inúmeros foram os feitos épicos na acepção da palavra, tão vivo nos livros e nas estantes das bibliotecas, mas tão apagados da memória de nossa gente.

 Se vivemos hoje uma terrível crise de identidade com o nosso presente e o nosso futuro, nem por sombra podemos atribuir esse pesadelo ao passado histórico que recebemos de nossos antepassados, ao contrário, os exemplos de amor à terra  e de bravura, são mais do que suficientes para almejarmos um presente e futuro brilhantes, para nossos filhos, amigos e toda a sociedade brasileira.

 Um povo que foi forjado no sacrifício não pode se abater sem luta.

E, é, deste recanto da Baía de Guanabara, caminho Histórico da interiorização do homem litoraneo com as Minas Gerais, que há de vir o Brado de alerta e que permitirá o início da reorganização administrativa da sociedade fluminense e brasileira, com a mesma força, fé e coragem de nossos antepassados.

  Palestra proferida pelo Professor José Cozzolino-Dep. Estadual

                                       Encontro de Cultura

Entry Filed under: Histórico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

abril 2010
S T Q Q S S D
« jul   maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Most Recent Posts

 
%d blogueiros gostam disto: